O método científico e suas etapas!

Método científico e suas etapas com exemplos

Imagem de capa do conteúdo com fundo laranja claro, com o logo do Sociência no topo e, ao centro, o título do conteúdo: "Método científico. O que é & suas etapas".

Você já leu nosso último conteúdo sobre a diferença entre senso comum e ciência? Se sim, você já sabe que, para produzirmos um conhecimento científico, devemos ter toda uma estrutura de comprovação, uma metodologia. É o que chamamos de método científico.

Se ainda não leu, não tem problema! Ao fim desse post também deixarei um link para você não perder :)

Agora vamos ao que interessa! Nesse post explicaremos exatamente o que é o famoso método científico e também quais são suas 6 etapas! Para facilitar a sua compreensão, também traremos exemplos para cada uma delas. Vamos lá?


O que é o método científico?

Em linhas gerais, podemos dizer que o método científico é um processo, um conjunto de procedimentos, utilizado para responder questionamentos, construir e testar hipóteses

Vamos supor, por exemplo, que ao observar uma laranja você se pergunta: “Por que uma fruta amadurece?”. Para responder a esse questionamento, você pode usar do método científico. Ou melhor: muito provavelmente você irá utilizar uma variação dele!

Na ciência, poucas coisas são “dentro da caixa”. O método científico é importantíssimo para uma infinidade de áreas, desde a física até a psicologia. Em cada uma delas o método científico é aplicado de um modo. Em um estudo científico sobre a Pré-História, por exemplo, não é possível realizar muitas experimentações, nesse caso algumas modificações no método são necessárias.

Entretanto, a essência do método científico - de procurar respostas lógicas para questionamentos -, continua sempre a mesma. Por isso, a importância de entender suas etapas principais. Confira:


Quais as etapas do método científico?

Para entender as etapas do método, seguiremos a jornada de Elisa. 

Ah, e claro! O exemplo será bem bobinho, apenas para ilustrar e tornar mais simples a compreensão!

Elisa é estudante e acordou com uma triste notícia. Seu celular estava com 5% de bateria. Algo aconteceu e o celular não carregou durante a noite. Cientista por natureza, ela vai seguir cada uma das etapas do método científico para entender o que aconteceu!

São elas: (1) Observação e elaboração do problema; (2) Pesquisa preliminar; (3) Levantamento de hipóteses; (4) Testes e experimentação; (5) Análise dos resultados e (6) Conclusões.


  1. Observação e Elaboração do problema (questionamento)

Nessa etapa, a ideia é observar determinado fenômeno ou acontecimento e, com base nas observações, elaborar com clareza o questionamento que se deseja investigar. É importante que a pergunta feita seja detalhada e específica!

Elisa observa a situação e se pergunta:

Situação representando a primeira etapa do método científico:  observação e questionamento. A personagem Elisa está surpresa com a bateria baixa do seu celular e se pergunta "Por que o celular não carregou durante a noite". Imagem de autoria do Blog Sociência.

  1. Pesquisa preliminar

Poderia ter deixado essa etapa junto à seguinte, no entanto, ela é muito importante e merece aprofundamento! Para que as próximas etapas sejam feitas com maior qualidade, agilidade e embasamento, é interessante entender mais sobre o assunto ou assuntos semelhantes. Pode ser pela internet, livros, diálogos, depende muito da situação! 

A pesquisa bibliográfica, por exemplo, é uma boa forma para a pesquisa preliminar. 

Muitas vezes não somos os primeiros a fazer determinado questionamento. Quem sabe alguém já não respondeu o seu? 

Além disso, a pesquisa prévia evita que cometamos os mesmos erros do passado e pode poupar muito tempo futuramente. A pesquisa preliminar nos direciona!

Buscando economizar esforços e saber para onde seguir, decidiu conversar com a sua amiga Joana sobre o assunto:

Situação representando a segunda etapa do método científico: pesquisa prévia. A personagem recebe uma resposta da sua amiga Joana, indicando a verificar se o cabo do carregador não está estragado. Imagem de autoria do Blog Sociência.

  1. Levantamento de hipóteses

Nessa etapa, com base na pesquisa prévia, você levantará possíveis explicações para o seu questionamento, ou seja, hipóteses.

Após a conversa com Joana, Elisa finalmente pode pensar nas hipóteses para o ocorrido:

Situação representando a terceira etapa do método científico: levantamento de hipóteses. A personagem Elisa está teve uma ideia e pensa que talvez o celular não tenha carregado por conta do foi ou por conta da tomada. Imagem de autoria do Blog Sociência.

  1. Testes, experimentação

Não basta levantar hipóteses, também é preciso fazer testes e experimentos para entender se elas são válidas ou não. Ou seja, se respondem seus questionamentos ou não! 

Note que muitas coincidências e erros podem acontecer, então não se agarre fortemente a um único experimento. Dependendo do estudo, milhares de experimentos são necessários!

Elisa pensou em alguns testes para validar as suas hipóteses:

Imagem representando a quarta etapa do método científico. Representados os dois testes que Elisa pensou para validar suas hipóteses. O primeiro teste consiste em tentar carregar o celular através do computador utilizando o mesmo cabo. O segundo consiste em tentar carregar o celular na mesma tomada mas utilizando outro cabo. Imagem de autoria do Blog Sociência.

  1. Análise dos resultados

Uma vez realizados os testes, é importante observar os resultados e entender o que eles significam. Tratamentos matemáticos e estatísticos podem ser muito úteis nesta etapa!

Feitos os testes, Elisa chegou nos seguintes resultados e os analisou pensativamente:

Imagem representativa da quinta etapa do método científico, com os principais resultados dos testes: o celular carregou normalmente pelo computador e o celular não carregou mesmo trocando de fio! Imagem de autoria do Blog Sociência.

  1. Conclusão

Feita a análise, podemos tirar conclusões acerca das hipóteses levantadas inicialmente. Elas respondem satisfatoriamente o nosso questionamento inicial?

Muitas vezes, todas as nossas hipóteses iniciais podem ser eliminadas ao longo do processo. Nesse caso, podemos realizar o método novamente, levantando novas hipóteses, experimentando, analisando os dados e tirando novas conclusões!

Finalmente, após todas as outras 5 etapas, Elisa descobriu a provável resposta para o seu questionamento:

Imagem representando a sexta etapa do método científico. Está escrita a conclusão: provavelmente a peça da tomada de Elisa não está funcionando.

Ainda está muito confuso? Tente agora só ler as partes em laranja, logo antes das tirinhas, e também as imagens da situação de Elisa!

E por fim, pessoal, vale lembrar que cada pesquisador e cientista pode modificar o método a seu favor, para facilitar a pesquisa sobre a sua área em específico. Esse é somente um esboço geral de como pode se desenrolar uma pesquisa científica!

Gostou do conteúdo? Comente abaixo o que achou :)

Espero que tenha gostado do conteúdo e que o exemplo da Elisa tenha facilitado a compreensão!

Se gostou, tenho certeza que também vai curtir o nosso conteúdo sobre “Ciência x Senso comum”! Acesse no botão abaixo:

Comentários

Postar um comentário