Ciência x Senso Comum: Qual a diferença?

Ciência x Senso Comum: Entenda de uma vez por todas!


Imagem de capa do conteúdo com fundo azul claro, com o logo do Sociência no topo e, ao centro, o título do conteúdo: "Ciência vs Senso comum"

É fato incontestável que o amplo acesso à internet no século XXI vem trazendo oportunidades únicas para a humanidade. Os benefícios vão desde a comunicação instantânea entre continentes até o acesso a produções científicas de todo o mundo. 

Entretanto, junto a isso, diversos problemas também são constantes, como é o caso das fake news (“notícias falsas” em inglês). À primeira vista parecem inocentes, mas elas podem gerar consequências seríssimas, como é o caso do movimento anti-vacinas durante os últimos meses. 


Ora, o que isso tudo tem a ver com o tema do post? 

Tudo! Muitas das notícias falsas se reforçam sobretudo devido à tendência natural do ser humano ao senso comum!


Ainda não sabe o significado desse termo e nem a diferença entre conhecimento científico e senso comum? Então, não deixe de ler esse post! Vamos lá?


O que é o senso comum?


Antes de tudo, vamos entender o que significa esse termo, afinal!

O senso comum, muitas vezes, é utilizado de maneira pejorativa, como algo muito errado ou ruim. Mas não é exatamente assim!


É cientificamente provado que, em geral, o nosso cérebro escolhe os caminhos mais fáceis (a Paulla do Blog “Muquifo Literário” escreveu um post muito legal explicando sobre isso, dá uma olhada mais tarde!). Dessa maneira, muitas das coisas que fazemos no nosso dia a dia são feitas no “modo automático”. Seguir nesse modo, obviamente, é o caminho mais fácil para nós: imagine se todas as vezes que cozinhássemos, por exemplo, tivéssemos que pensar profundamente o porquê daquela receita ser como é. Gastaria muito mais tempo, não é?


Imagem representando a frase "O cérebro escolhe sempre os caminhos mais fáceis". Há um boneco escolhendo o caminho pontilhado mais curto para chegar a um destino

Fazemos muitas coisas “no automático” justamente pois seguimos crenças, temos as nossas próprias experiências e também conhecimentos passados de geração a geração. São todas essas coisas que chamamos de senso comum, ou conhecimento empírico. Sendo mais específico, podemos definir da seguinte forma:

Senso comum é todo aquele conhecimento adquirido a partir de experiências do cotidiano, crenças, costumes e hábitos, sem profundas reflexões ou comprovações a respeito da sua veracidade.


Dessa definição, fica claro que, apesar de nem sempre ruim - como exemplificamos acima -, o senso comum pode ser perigoso, uma vez que nem sempre carrega verdades! Não ficou claro ainda? Vamos a alguns exemplos de frases do senso comum que certamente não são verdade:


  1. “Tomar manga com leite faz mal”: está aí uma frase, passada de gerações a gerações e que todos conhecem, que com certeza não é verdade (comprovado pelo autor!)

  2. “Tomar sorvete no frio faz mal”: todo mundo já ouviu essa frase, mas é mais um mito! O que acontece é que algumas pessoas têm maior sensibilidade que outras e podem sentir um leve desconforto na garganta após ingerir o sorvete no frio.

  3. “Em time que está ganhando não se mexe”: acho que todo fã de esportes sabe que isso nem sempre é verdade, né?


Imagino que com esses exemplos tenha dado para entender o que é o senso comum (e talvez um pouco sobre o meu gosto culinário kk). Vamos então entender mais sobre o conhecimento científico?

 

O que é o conhecimento científico?


O conhecimento científico, por outro lado, é visto como sério, difícil, e até mesmo distante para muitos brasileiros. Mas não precisa ser necessariamente assim. É inclusive o que busco com o meu blog: aproximar a comunidade do meio científico, pois não é nenhum bixo de 7 cabeças!


Todo o conhecimento gerado pela ciência é sustentado por toda uma estrutura de comprovação, o que chamamos de método científico. Há sempre experimentos, observações, provas, ou pelo menos dados e indícios que sustentam determinada informação. Há um estudo por trás, guiado pela metodologia, antes de se chegar a determinada conclusão!


E não ache que conhecimento científico se restringe àquela ideia estereotipada de que Ciência é Química, Física, cálculos, laboratórios. Pelo contrário, temos toda a área das ciências humanas, por exemplo, que produzem, todos os dias, conhecimentos científicos importantíssimos para a humanidade!


Vamos a alguns exemplos de conhecimentos científicos?


  1. “O céu é azul devido ao efeito da dispersão da luz na atmosfera”: isso é uma explicação científica para a cor do céu (não entendeu a explicação? Confira o nosso post para entender!)

  2. “A velocidade da luz vale cerca de 299.792.458 m/s”: há toda uma experimentação e estudos para se chegar a esse valor específico!


Ainda está um pouco confusa a diferença entre senso comum e conhecimento científico? Preparei um resumo abaixo!


Resumindo, qual a diferença entre senso comum e conhecimento ciência?


Tabela comparativa, em fonte azul e fundo branco resumindo as principais diferenças entre o senso comum e o conhecimento científico apontadas no texto


De maneira geral, podemos dizer que o senso comum é uma informação, um conhecimento, transmitido sem nenhum tipo de verificação sistemática ou estudo profundo da veracidade da informação ou o porquê dela. São conhecimentos advindos da experiência, hábitos, crenças e até mesmo, em algumas vezes, preconceitos.

O conhecimento científico, por outro lado, preza pela comprovação da informação. É necessário um estudo, pesquisa, dados, que atestem o conhecimento!


Lembre-se, então, de sempre se perguntar se o que você está ouvindo ou falando é de fato algo verdadeiro e comprovado cientificamente ou se é meramente algo de senso comum! :)

Gostou do conteúdo? Comente aqui embaixo o que achou! :)

Confira também o nosso post sobre "O que é o método científico e suas etapas", tenho certeza que gostará! Clique no botão abaixo:

Comentários

  1. Conteúdo muito relevante! (A parte do sorvete inclusive sempre acreditei hehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o tema é bastante importante em meio à realidade que passamos no mundo e fico feliz que tenha gostado! 😀

      Excluir

Postar um comentário