Como amadurecem as frutas?

Aprenda como amadurecem as frutas!

Imagem de capa do conteúdo com fundo em laranja, o logo da Sociência acima e o título "Como as frutas amadurecem?" ao centro

Você já se perguntou como as frutas amadurecem, ou como acelerar o amadurecimento delas? Não deixe de ler esse conteúdo para tirar essas dúvidas de uma vez por todas!

Antes de tudo: o que é o amadurecimento?


Algo que todos sabem é que o amadurecimento torna as frutas mais doces e agradáveis ao paladar. Ninguém aguenta comer aquela manga verde super azeda, né?


O que poucos sabem é que o amadurecimento na realidade é uma forma das plantas "seduzirem" os animais a comer os frutos, e assim dispersá-las pelo ambiente. E de certa forma, até os seres humanos são seduzidos por frutas maduras, não é?


Mas, como saber se a fruta está madura? Podemos destacar as principais alterações nos frutos ao longo do amadurecimento, responsáveis por torná-los mais atraentes:

  1. Mudança na textura: já reparou que no mercado os adultos geralmente "apertam" as frutas para escolher as melhores e fugir daquelas mais duras? Pois é, conforme amadurecem, os frutos tendem a ficar mais macios, mais moles que o normal. 
  2. Doçura dos frutos: talvez a mais evidente e já comentada, o amadurecimento é responsável por alterar a composição química das frutas e, como consequência, em geral, tornam-se mais doces!
  3. Coloração: talvez a maneira mais fácil de saber se uma fruta está madura ou não seja olhando para a sua coloração. Na grande maioria das vezes, conforme amadurecem, as frutas tendem a perder a coloração verde e adquirir outras, como a amarela no caso das bananas e avermelhada no caso das maçãs!
  4. Aroma dos frutos: em alguns mais que outros, como nas jacas e mamões, é possível observar um aroma mais intenso e característico quando maduros.

Todas essas principais mudanças acontecem por um motivo e é exatamente isso que veremos no próximo tópico!

Como as frutas amadurecem?


Imagem para representar o questionamento "Como as frutas amadurecem?". À direita uma banana verde, seguida de uma seta ao centro e uma banana madura à direita.

Assim como os seres humanos, o funcionamento e desenvolvimento das plantas são guiados por hormônios. São os chamados hormônios vegetais, ou fitormônios. Estes podem ser responsáveis pelo crescimento das plantas - como é o caso dos hormônios auxina e giberelina -, por retardar o envelhecimento das plantas, por induzir a queda das folhas, dentre outras.

Há, inclusive, um hormônio responsável diretamente pelo amadurecimento dos frutos: o eteno (também conhecido como etileno). Trata-se de um gás, de estrutura química simples (dois átomos de carbono e quatro de hidrogênio), que está envolvido em uma série de reações no vegetal. Com isso, todas as características citadas anteriormente começam a se mostrar evidentes.


Imagem em preto representando a molécula do eteno

Figura 1: Molécula do eteno
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Etileno 

A questão da doçura dos frutos está diretamente associada à chamada hidrólise (quebra) do amido (um polissacarídeo). Tal reação química tem, como produtos, açúcares de cadeias menores, como a sacarose (o mesmo composto presente no açúcar de cozinha!). Daí vem o sabor mais doce de um fruto maduro!

Além disso, o eteno também está envolvido na quebra de fibras da estrutura das frutas, o que as deixa mais macias. Esse efeito é facilmente perceptível nos tomates, por exemplo. (Sim, os tomates são frutas!)

Por fim, outra atuação importante do eteno nesse processo é na degradação da clorofila nos frutos. Em altas concentrações desse gás, o processo de degradação é iniciado. Além de ser essencial para o processo da fotossíntese, a clorofila também confere coloração verde às plantas. Dessa maneira, com a sua degradação, a cor verde dos frutos é aos poucos substituída por outros tons.

Como amadurecer suas frutas mais rápido?


Agora que você já entendeu como funciona o amadurecimento, vamos para um rápido passo a passo de como acelerar esse processo em casa! Isso serve para grande parte dos frutos, desde bananas, mamões, mangas, e até mesmo tomates. Confira:


Imagem representando os 4 passos para amadurecer uma fruta mais rápido. Antes de tudo, pegar uma sacola, colocar os frutos dentro dela, vedar bem e aguardar por cerca de 1 a 2 dias

O eteno, sendo um gás, será liberado pela fruta em amadurecimento e escapará com muita dificuldade da sacola. Assim, se cria uma região com alta concentração de eteno, acelerando o processo de amadurecimento!

Gostou do conteúdo? Comente aqui embaixo o que achou! :)

Se gostou dessa curiosidade, provavelmente também vai gostar do nosso conteúdo explicando Por que o céu é azul, não deixe de conferir!

Comentários

Postar um comentário